5 formas de evitar desperdícios em uma reforma residencial.

Com planejamento e um projeto de reforma realista, é possível reduzir desperdícios em uma reforma residencial. Além disso, pense duas vezes antes de jogar tudo no lixo. Reaproveite, venda e doe materiais para reduzir o desperdício e tornar seu projeto mais ecológico. Nesse sentido, apresentamos 5 dicas práticas para uma reforma mais econômica, ecológica e funcional.

1 – Venda ou doe itens antigos

Faça uma lista com todos os itens da casa que não serão reaproveitados no projeto. Uma ou duas semanas antes de começar a reforma é hora de vender ou doar tudo que esteja em bom funcionamento. Considere vender ou doar itens como portas e janelas, pias, vasos sanitários, chuveiros e móveis, entre outros.

Portas de madeira maciça e portas com painéis de vidro são muito procuradas por aqueles que querem evitar a aparência de construção nova. Esses itens são bem procurados e vendem rápido em comunidades de venda como OLX e Facebook Marketplace. Considere também fazer anúncios nas suas redes sociais e no grupo de Whatsapp do seu condomínio.

2 – Planeje bem a compra de materiais

A compra da quantidade certa de materiais para uma reforma é uma das formas mais eficazes de economizar e evitar desperdícios durante a obra. Evita também muita dor de cabeça e inumeráveis visitas às lojas de materiais de construção.

É imprescindível criar uma lista com todos os materiais que serão utilizados na reforma. Esta lista inclui o número de materiais a serem adquiridos e as especificações de cada um, que dependem dos planos e do projeto em geral. Importante lembrar que as calculadoras do Quanto Custa Reformar fornecem uma lista de material com as quantidades certas para compra, essa lista é gerada a partir dos informações inseridas na calculadora de reformas e constituem um excelente ponto de partida para o planejamento de uma reforma residencial.

3 – Não mude de ideia!

Uma das maiores contribuições para o desperdício são as mudanças no projeto. Mudanças de design lideradas pelo cliente são notoriamente identificadas como o principal fator de desperdício e aumento dos custos de uma construção ou reforma residencial.

Isso ocorre principalmente porque os proprietários mudam de ideia depois que algo já está construído ou instalado. Retrabalhar qualquer parte de uma obra devido a alterações de projeto pode representar até 50% a mais de custos, além de causar atrasos e geração de desperdícios.

O trabalho inicial de criar uma lista de materiais e um projeto de reforma que atende às suas necessidade pode garantir um maior comprometimento com o projeto original. Economizar no estágio de planejamento pode acabar custando muito mais a longo prazo.

4 – Escolha os materiais com cuidado

Materiais de boa qualidade duram mais, e ainda reduzem a necessidade de manutenção posterior. Reaproveitar materiais também pode ser uma opção (é bom conversar sobre isso com seu arquiteto ou empreiteiro no início do projeto). Outra alternativa é usar materiais reciclados ou que contém materiais que foram reciclados em sua composição.

Aqui no Quanto Custa Reformar, os materiais indicados nos orçamentos detalhados são escolhidos por arquitetos experientes em reformas e tem como premissa o melhor custo-benefício, levando-se em conta o melhor material para cada ambiente, a maior durabilidade e o menor preço.

5 – Não desperdice tinta!

Compre apenas a quantidade de tinta necessária para o seu projeto. Antes de começar a pintar a casa, estime a quantidade certa de tinta que irá precisar. No Quanto Custa Reformar temos duas calculadoras online gratuitas de pintura interna e outra de pintura externa. O nosso sistema disponibiliza uma lista com a quantidade certa de tinta para o seu projeto, evitando a compra desnecessária e ajudando na economia da sua reforma.

Latas de tinta vazias sem tinta? Você pode reciclá-los como vasos de plantas. Faça alguns furos no fundo para permitir que o excesso de água escorra. Você pode então plantar flores ou plantas ornamentais nas latas de tinta reaproveitadas.

Todos os projetos de construção, como a reforma de sua casa, podem gerar desperdícios e aumento dos custos. Mas seguindo as dicas simples acima, você pode ajudar a diminuir o desperdício de material. Ao mesmo tempo, você também pode economizar muito tempo, dinheiro e esforço em seu projeto.

Assine a nossa newsletter

    [mailpoetsignup mailpoetsignup-85 list:3 default:on]

    Artigos Relacionados

    • 10 Ideias de Banheiros Simples e Bonitos para Inspirar Sua Reforma

      Ver mais
    • Quanto Custa Fazer uma Reforma na Casa?

      Ver mais
    • Reforma Real: Piso Vinílico na Cozinha – Um Antes e Depois

      Ver mais