A “Crise dos Sete Anos” pode ocorrer em virtude do enxoval de casamento, eletrodomésticos, móveis e a casa em si, começarem a apresentar problemas após cerca de sete anos de casados.
No livro Casais Inteligentes enriquecem juntos, escrito por Gustavo Cerbasi, há uma série de ensinamentos sobre com lidar com as finanças na vida a dois. Dentre esses ensinamentos há um assunto que diz respeito a necessidade da reforma da casa.
“No começo, tudo é novo e reluzente: enxoval, faqueiro lustroso, copos de cristal para servir as visitas, todos os eletrodomésticos em perfeito funcionamento.”
Segundo o autor, a “Crise dos Sete Anos” em um relacionamento se dá em virtude do enxoval de casamento, eletrodomésticos, móveis e a casa em si, começarem a apresentar problemas após cerca de sete anos. Jogos de copos já estão incompletos, os talheres opacos, o enxoval com aparência de usado. Muitos eletrodomésticos deixam de funcionar. As paredes precisam de pintura. Os ralos já não funcionam muito bem. As lâmpadas queimam com frequência. O piso torna-se desgastado. As portas rangem. Enfim, uma série de problemas que transformam o “ninho do amor” construído no início do casamento em um cafofo caindo aos pedaços.
Muitos casais percebem a necessidade de renovação do ambiente doméstico, porém, por falta de recursos financeiros ou planejamento, continuam adiando aquela tão necessária reforma. Também há casos em que a esposa cobra do “maridão” que faça os reparos necessários em casa. Esse tipo de situação pode desgastar o relacionamento e diminuir o romantismo dentro do lar.
Apesar de reconhecer que a “Crise dos Sete Anos” afeta grande parte dos casais, segundo Cerbasi, ela pode ser evitada reservando no orçamento familiar um recurso destinado à reforma da casa. Uma reforma completa é capaz de melhorar a qualidade dos ambientes, o conforto e a satisfação com o lar. Há estudos correlacionando neurociência e arquitetura que indicam as sinestesias que podem ocorrer em espaços bem planejados e reformados, influenciando diversos aspectos sensoriais que contribuem para a saúde física e mental, harmonia familiar e melhoria de autoestima.
Os casais que concretizam a reforma completa após sete ou oito anos de casados têm a sensação de que “é como casar de novo, renovar sonhos, curtir a emoção e ter novidade na vida”, defende Cerbasi.
Para isso, o ideal é começar a reservar o dinheiro anos antes, planejar e estabelecer prioridades para a reforma da residência, de forma que todo o processo possa ser mais fluído e prazeroso.
Planeje a reforma da casa com antecedência
O primeiro passo para se planejar a reforma de um imóvel residencial é fazer uma vistoria em todos os ambientes para identificação e tratamento dos problemas existentes, bem como fazer anotações sobre alterações que são necessárias.
Com o passar dos anos, é natural o aparecimento de fissuras, manchas, descolamentos e deformações nos ambientes da casa. É como se a casa estivesse doente e precisando de cuidados. Esses cuidados envolvem a substituição dos materiais no fim da vida útil ou danificados pelo tempo e pelo uso. Também faz-se necessário a correção de problemas nas instalações e demais componentes da edificação.
Após a identificação dos problemas e ações necessárias, o casal deve se planejar com relação ao orçamento necessário para realizar a reforma. A etapa de prever os custos de uma reforma pode ser extremamente difícil para o casal e a falta de previsibilidade pode ser o grande obstáculo para o início de uma reforma.
É comum pessoas sem conhecimento em construção iniciarem uma reforma sem ter ideia da quantidade de materiais necessários, sem saber a média de custo de cada material, sem saber a mão de obra necessária e o custos dela e, ainda, sem saber o prazo de execução dos serviços. Tudo isso pode acrescentar um estresse desnecessário e dificultar o planejamento dos recursos disponíveis.
Dentro dessa perspectiva, desenvolvemos uma ferramenta online gratuita para estimativas de custos, materiais, mão de obra e prazos. Assim, você tem mais poder para barganhar com empreiteiros e lojas e materiais de construção e ainda compra a quantidade de material necessária, sem desperdícios. Para calcular os custos da sua reforma de forma gratuita e automática, clique aqui!
O nosso sistema foi desenvolvido para que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico, possa estimar os custos da reforma que deseja fazer, obtendo ao final, os custos separados em material e mão de obra. O Quanto Custa Reformar também disponibiliza um orçamento detalhado com as quantidades e os materiais mais recomendados para a sua obra, são produtos de qualidade e com preço justo para uma reforma econômica, moderna e funcional!
Separamos também 7 dicas imperdíveis para economizar na sua reforma, esse é um e-book gratuito com dicas preciosas para quem está planejando uma reforma e uma leitura indispensável para quem deseja fazer uma reforma eficiente e econômica.
Você pode realizar o seu sonho de reformar a sua casa. Idealizamos o Quanto Custa Reformar com o propósito de ajudar a fazer com que as casas do nosso país sejam verdadeiros lares para as famílias brasileiras. Esperamos que você utilize nossas ferramentas para ajudar a criar uma casa que reflita seu gosto, estilo e necessidades
fonte: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos/Cerbasi, Gustavo. Rio de Janeiro: Sextante,2014.