8 erros na reforma do banheiro que podem ser evitados

Reformas de banheiro são conhecidas pelos seus custos ocultos, tais como canos enferrujados, vigas deterioradas, piso danificado e problemas de encanamento.

Se não for muito bem planejada, muita coisa pode dar errado na reforma de um banheiro. Um plano de reforma de um banheiro é mais do que escolher torneiras, bancadas e azulejos. Sem uma boa estratégia, é perigoso terminar com um banheiro com problemas tão sérios que custariam mais do que apenas dinheiro.

Aqui estão alguns dos erros mais comuns cometidos durante a reforma do banheiro:

1 . Não fazer um plano claro para o layout do banheiro: Quando se trata de um banheiro, a função deve vir antes da forma. Especialmente em um banheiro pequeno. Portanto, defina um projeto de banheiro claro – mesmo antes de chamar um empreiteiro.

2. Ser irrealista sobre o orçamento da reforma do seu banheiro: É importante lembrar que reformas de banheiro podem ter custos ocultos, como canos enferrujados, vigas podres, piso danificado ou problemas de encanamento. Para se preparar para esses imprevistos, é recomendável utilizar um estimador de custos antes de começar a obra. Além disso, é aconselhável reservar um fundo de contingência de cerca de 20 a 25% do orçamento total da reforma, para cobrir possíveis gastos extras. Seguindo essas dicas, você estará preparado para lidar com quaisquer desafios que possam surgir durante a reforma e garantir que o resultado final seja satisfatório.

3. Troca de acessórios: A movimentação de tubos pode ser cara, além de ser problemática. Levanta mais problemas do que resolve. Sempre consulte um encanador experiente antes de planejar uma reforma estrutural do banheiro.

4. Espaçamento inadequado: Certifique-se de que há espaço suficiente entre as louças sanitárias para que as pessoas possam se movimentar, sentar ou ficar de pé confortavelmente. Por exemplo, você deve deixar pelo menos 60 cm entre o vaso sanitário e qualquer coisa que esteja na frente dele. Certifique-se de que o toalheiro está instalado a uma distância fácil de agarrar da banheira ou do chuveiro. Além disso, as portas do armário e do chuveiro devem poder abrir sem obstrução.

5 . Escolhendo os materiais errados: Os banheiros são espaços que sofrem com condições extremas, como níveis elevados de umidade e flutuações de temperatura. Por isso, é fundamental escolher materiais que sejam projetados especificamente para uso em banheiros. Caso contrário, você pode enfrentar problemas como pisos, paredes ou bancadas deformadas ou mofadas em pouco tempo. Para garantir que os materiais do seu banheiro durem e resistam ao teste do tempo, é importante escolher opções que sejam capazes de suportar a alta umidade e as condições adversas do ambiente.

6 . Não ter armazenamento suficiente no banheiro: sempre inclua uma boa combinação de armazenamento no banheiro: prateleiras abertas para produtos de higiene pessoal e acessórios, além de armários embutidos para itens essenciais do banheiro, como toalhas, rolos de papel higiênico, etc. Basicamente, você deve aproveitar ao máximo cada centímetro do espaço do banheiro.

7 . Ignorar a ventilação do banheiro: Isso é muito sério. O ar do banheiro carregado de umidade pode causar mofo ou bolor, além de deixar seu banheiro com um cheiro estranho na maior parte do tempo. Invista em um bom exaustor para banheiro ou grade de ventilação. O exaustor é um pequeno aparelho instalado no teto ou parede do banheiro, funciona com energia elétrica captando o ar de dentro do banheiro e jogando para fora através de um duto. A grade de ventilação é mais econômica e funciona sem energia elétrica, é instalado uma peça em formato de grelha por onde o ar abafado sai pelo lado de cima, enquanto uma nova corrente de ar entra pelas entradas localizadas na parte de baixo.

8 . Fazer uma reforma DIY (do it yourself ou faça você mesmo): Um projeto de banheiro é um projeto complexo. Especialmente quando se trata de instalar um novo box de chuveiro, ladrilhar as paredes e pisos, instalar a fiação do banheiro inteiro ou outros trabalhos hidráulicos e elétricos. Faça isso apenas se tiver 100% de certeza de suas habilidades. É melhor contratar um profissional experiente – alguém que entenda bem o projeto.

É comum sentir empolgação ao iniciar um projeto de melhoria da casa, seja ele a reforma de um banheiro, telhado ou cozinha. No entanto, à medida que o trabalho avança, é fácil perder o foco e enfrentar problemas que não foram antecipados. Para evitar isso, é recomendável lidar com os problemas assim que eles surgirem e manter um ritmo constante de trabalho. Certifique-se de que tudo seja feito corretamente desde o início, pois a paciência e o cuidado investidos serão recompensados

Por conta disso, para uma estimativa mais específica aconselhamos utilizar nosso simulador de custos de reforma do Quanto Custa Reformar, que é uma ferramenta gratuita e idealizada por profissionais experientes em reformas.

Para uma estimativa mais precisa, tenha em mão as seguintes informações:

  • Determine o tamanho do espaço. Lembre-se de que precisamos calcular o custo por metro quadrado, portanto, ter medidas precisas é essencial. Informe a metragem quadrada do espaço que você quer reformar.
  • Descubra o escopo. É uma reforma superficial, isto é, apenas uma repaginada na pintura e nos móveis? É uma reforma típica de um cômodo ou uma reforma completa? Claro, a última é a mais cara.
  • Se você precisa trocar a bancada de uma cozinha, então não é a metragem quadrada que conta e sim o comprimento dos armários que deseja adicionar, assim como o acabamento desejado (baixo, médio ou alto padrão).
  • Se deseja instalar um novo forro, tenha as medidas em metros quadrados da área de teto. Calcule aqui.
  • Para refazer as instalações elétricas, faça uma projeção de quantas luminárias e tomadas irá precisar naquele ambiente.

Separamos também 7 dicas imperdíveis para economizar na sua reforma, esse é um e-book com dicas preciosas para quem está planejando uma reforma e uma leitura indispensável para quem deseja fazer uma reforma eficiente e econômica. 

 

Assine a nossa newsletter

    [mailpoetsignup mailpoetsignup-85 list:3 default:on]

    Artigos Relacionados

    • Reforma de Casa Após Enchente: Um Guia Completo

      Ver mais
    • Portas de Correr: 10 dicas de um especialista para você não errar

      Ver mais
    • 10 Ideias de Banheiros Simples e Bonitos para Inspirar Sua Reforma

      Ver mais
    bot-image

    Olá 👋 Quer saber os custos da sua reforma?

    -

    Wait a moment

    Reformabot
    Offline