Materiais de construção: do tradicional às novas tendências

Quando se planeja uma obra, é preciso seguir uma série de etapas para tirar o máximo proveito do projeto. Uma dessas etapas é fazer uma lista de materiais que serão usados. Esta lista inclui o número de materiais a serem adquiridos e as especificações de cada um, que dependem dos planos e do projeto em geral. Importante lembrar que as calculadoras do Quanto Custa Reformar fornecem uma lista de material com as quantidades certas para compra, essa lista é gerada a partir dos informações inseridas na calculadora de reformas e constituem um excelente ponto de partida para o planejamento de uma reforma residencial.

Os materiais de construção, assim como os padrões, são de alguma forma os mesmos em qualquer lugar do mundo, com algumas pequenas variações. É como um código universal, por assim dizer.

Portanto, nesse artigo vamos discorrer sobre os materiais de construção mais comuns, assim como as novas tendências e suas propriedades na construção.

Cimento

É o material de construção universal. Consiste em cimento, água, agregados graúdos (pedregulho ou a brita proveniente de rochas estáveis) e areia. Seu uso é ilimitado, dependendo do que precisa e da força desejada. Estruturalmente falando, é usado em vigas, pilares e fundações.

Brita
São pedras de britagem grosseiras, provenientes de rios ou de exploração. Ele é usado como base para pavimentos, estradas e drenagem de águas pluviais, mas seu principal uso é como componente de concreto.

Areia
Proveniente dos rios, não da praia. Seu uso é variável, desde ser um dos principais materiais do concreto armado até ser usado como base misturada com brita.

Rochas naturais
Não confunda com cascalho. Essas rochas são siltitos, e seu uso é mais decorativo do que estrutural,

Estruturas de aço e metais
O aço é um metal nobre, assim como o concreto, e é um dos materiais mais utilizados na construção civil. Ele pode ter usos infinitos porque até mesmo sua sucata de fábrica é útil. Utiliza como perfil para construir telhados, galpões, parafusos, porcas, peças mecânicas, lava-louças, etc. Tudo isso depende do seu teor de carbono e grau.

Outro metal muito utilizado é o alumínio, como material de decoração, em janelas, como aditivo para concreto, ferramentas, etc.

Ferro
Outro metal indispensável na construção; é seu uso em tubulações, vigas tipo I ou H, pontes, escadas. Também utilizado como matéria-prima (combinada com carvão) para criar o aço.

Madeira
Existem diferentes tipos de madeira. No passado, costumava ser um material de construção comum para fabricação de uma casa, telhados e pisos, devido à sua leveza em relação ao concreto. Hoje ainda é usado como material de construção para casas, embora seja inflamável. Também utilizado para fabricação de móveis, pisos, utensílios, telhados, etc.

Blocos de concreto e tijolos cerâmico
Blocos feitos com uma mistura de água e cimento e despejados em um molde. Tijolos de barro moldados e secos em estufa. Ambos são usados para construção de paredes e como preenchimentos em lajes nervuradas. Os tijolos de barro podem ser leves ou maciços e dependendo do tratamento podem ser usados tanto para uso interno como externo em pisos, objetos decorativos, etc.

Solo
Parece óbvio, mas é necessário um bom solo para ter boas fundações. Se o local for abundante em argilas, é necessário estabilizar e utilizar solos bons, que podem ser trazidos de outro local ou do mesmo local, dependendo das condições. Normalmente é usado na fase anterior à construção quando o terreno é nivelado.

Silte e argila
A sua utilização está particularmente relacionada com solos, fundações e em percentagens muito reduzidas como componente do betão.

Piso
Pode ser madeira, concreto polido, cerâmica, porcelanato, vinílico ou mármore.

Sanitários e acessórios
As instalações sanitárias devem cumprir aos requisitos das normas técnicas e serem de cerâmica para uma melhor higiene.

Tinta

Também pertence ao processo de acabamento. Uso decorativo e protetor, de acordo com o ambiente pode usar no tipo fosco ou acetinado.

Palha
Seu principal uso é para coberturas ou como isolamento térmico.

Espuma
Combina boa resistência com peso leve. Proporciona isolamento térmico e preenche espaços.

Vidro
Um dos materiais mais versáteis. Desde a sua origem, usado como decoração, mas na construção, tem um papel importante, como blocos de vidro, vidros laminados, vidros cromáticos, vidros temperados, etc.

Tubulação Hidráulica
Um dos processos mais importantes no projeto e construção de casas são as instalações sanitárias. Isso inclui tipos de tubos, diâmetros, materiais, instalação, reparo e substituição. Regulado por normas técnicas.

Hoje em dia existem muitos novos materiais, que surgiram da necessidade de obter maior resistência com pesos leves e maiores capacidades de absorção de energia. No entanto, muitos deles ainda estão em fase de testes e seu uso na construção pode ser limitado.

Lista de novos tipos de materiais de construção

Madeira transparente
Um material de construção inovador que é um substituto fantástico para vidro e plástico. É substancialmente mais leve e tem a mesma resistência que a madeira. A madeira transparente tem várias características vantajosas, incluindo uma baixa densidade em relação ao vidro, baixa condutividade térmica e excelente transmitância óptica.

Hidrocerâmica
Com o uso de tecnologia inovadora de construção de paredes chamada hidrocerâmica, as paredes podem responder à temperatura externa. Essas paredes inteligentes são construídas com painéis de argila e cápsulas absorventes de água. Quando o calor do lado de fora aumenta e força o ar frio para dentro da estrutura, a água retida pode evaporar.

Concreto pigmentado
A adição de pó seco ou concreto líquido durante o processo de mistura produz concreto colorido. A maioria dessas cores vem de corantes ou óxido de ferro. A abrasão não tem efeito no concreto colorido, e o calor e a luz não desbotam os tons.

Concreto reforçado com bambu
Um dos materiais de construção mais populares na construção é o concreto reforçado com aço. O bambu é um material substituto. Um material altamente adaptável com uma matriz estrutural sólida e é feito extraindo-se as fibras vegetais e combinando-as com resinas naturais.

Tijolos que absorvem a poluição
A sustentabilidade na construção é um dos fatores de grande preocupação. O aumento da densidade populacional e a poluição trazem desafios críticos que impulsionam a indústria a desenvolver soluções sustentáveis. Os tijolos que absorvem a poluição filtram o ar do lado de fora e o fornecem para o interior das estruturas. Eles usam menos energia e não requerem mão de obra especializada para construir o sistema.

Concreto auto-regenerativo
Este concreto é criado pela mistura de fibras ou cápsulas que contêm substâncias pegajosas. Após a rachadura, as fibras ou cápsulas se abrem e liberam os fluidos, que ajudam o concreto a se auto consertar. Mas a pesquisa sobre essa tecnologia ainda está em seus estágios iniciais. A corrosão se desenvolve se as rachaduras se aprofundarem e atingirem o reforço. Este concreto auto-regenerativo, porém, impede que isso aconteça.

Cimento gerador de luz
O cimento que emite luz tem uma variedade de aplicações. Pode ser usado para sinais de segurança rodoviária, piscinas e estacionamentos. Para criar esse cimento, modificamos a microestrutura do cimento para que ele absorva a energia solar e depois emita luz no escuro. Atualmente, o cimento gerador de luz vem nas cores azul e verde.

No mundo da construção, a inovação prospera à medida que surgem projetos novos e desafiadores. Mas, ao mesmo tempo, os materiais tradicionais mantêm seu senso de segurança e economia. Quando se trata de um projeto pequeno, você pode incluir na lista de materiais alguns elemtos mais modernos, que podem agregar valor ao seu projeto de reforma ou construção.

Assine a nossa newsletter

    [mailpoetsignup mailpoetsignup-85 list:3 default:on]

    Artigos Relacionados

    • 10 Ideias de Banheiros Simples e Bonitos para Inspirar Sua Reforma

      Ver mais
    • Quanto Custa Fazer uma Reforma na Casa?

      Ver mais
    • Reforma Real: Piso Vinílico na Cozinha – Um Antes e Depois

      Ver mais