Piso vinílico, porcelanato ou cerâmico. Qual escolher?

 

Existe um piso ideal para cada ambiente. Saiba como escolher o melhor piso com as dicas a seguir.

A escolha de um piso para sua casa com certeza exige o conhecimento sobre os tipos disponíveis no mercado. Dentre as opções do mercado, é possível destacar os pisos vinílico, cerâmico e porcelanato. Porém, qual a melhor opção? Dito isso, confira a seguir como escolher o tipo de piso para sua casa.

Ressalta-se que essa decisão não depende apenas do seu orçamento no momento. Lembre-se de que o piso é um elemento fundamental em uma casa. Portanto, vamos entender a seguir como escolher da melhor forma o piso da sua residência.

Qual a diferença entre os pisos Cerâmico, Porcelanato e Vinílico?

Para saber como escolher o melhor piso, é necessário distinguir exatamente o que cada material oferece no dia a dia. No final das contas, isso é o que realmente importa, isto é, quais os benefícios de cada piso. Vamos conferir?

Piso cerâmico

O primeiro piso que trouxemos é o cerâmico, que está entre os mais comentados hoje em dia. Desse modo, é interessante destacar que a produção desse material ocorre a partir de uma prensagem envolvendo a argila úmida, sendo peneirada logo em seguida.

Sendo assim, esse piso costuma ser usado tanto nos ambientes internos como nos externos. Dentre as suas principais vantagens, é possível citar a alta resistência a manchas e água, sem contar com a diversidade de texturas.

Piso porcelanato

O outro piso muito solicitado é o de porcelanato, estando os mais queridos atualmente. E isso porque o material traz consigo uma qualidade inigualável, deixando um ambiente muito mais sofisticado e elegante.

Destaca-se que o porcelanato pode ser encontrado em diversas maneiras, sendo a principal diferença entre esses tipos é o seu brilho e as texturas. Dentre as opções de porcelanato, a mais escolhida é a de porcelanato acetinado.

Piso vinílico

O último piso que trouxemos é o vinílico, que costuma ser confundido com o piso laminado, e a sua distinção está na produção a partir do PVC. O piso laminado é fabricado a partir da madeira. Além disso, outra diferença é que o vinílico exige uma superfície mais nivelada no momento da instalação.

Por outro lado, o laminado é aplicado em qualquer tipo de superfície, com a exigência somente de que o contrapiso tenha, no máximo, 3 mm de saliências em uma extensão de 1 metro, porém não é tão durável como o piso vinílico. No que se refere ao piso vinílico em específico, vemos que os seus principais benefícios são o seu conforto acústico e térmico, durabilidade, além da resistência a manchas.

Como escolher o melhor piso para a minha casa?

Antes de escolher o piso da sua casa, é de suma importância levar alguns fatores em consideração, como os seguintes:

  • Avalie o ambiente O primeiro fator é o ambiente, pois isso será determinante para definir o piso que melhor se adequa. Por exemplo, para uma sala, o melhor piso é o porcelanato, banheiro e cozinha, o piso cerâmico;
  • Cheque a resistência e porosidade A porosidade se refere à capacidade de o material absorver água, e a permeabilidade, à resistência às cargas;
  • Temperatura do piso Nessa categoria, temos os pisos frios (como porcelanato e cerâmico) e os quentes (vinílicos). Essa categoria se refere a sensação ao toque dos pés;
  • Manutenção e limpeza É inegável que você deve avaliar a limpeza do piso antes de adquirir um tipo específico. Por isso, prefira os que não exigem tanta manutenção ou que com um simples produto seja mantido;
  • Instalação A instalação de um piso pode exigir a contratação de profissional específico ou não (como os vinílicos auto-adesivos). Pense no seu orçamento disponível neste momento; e
  • Capacidade antiderrapante Por fim, leve em consideração a derrapagem do material, pois, quanto mais antiderrapante, mais difícil será limpar esse material.

Antes de pensar em uma reforma, planeje-se e estime um orçamento para essa obra. dito isso, saiba quanto vai custar a troca do piso da sua casa clicando aqui!

 

Assine a nossa newsletter

    [mailpoetsignup mailpoetsignup-85 list:3 default:on]

    Artigos Relacionados

    • 10 Ideias de Banheiros Simples e Bonitos para Inspirar Sua Reforma

      Ver mais
    • Quanto Custa Fazer uma Reforma na Casa?

      Ver mais
    • Reforma Real: Piso Vinílico na Cozinha – Um Antes e Depois

      Ver mais