Por que utilizar uma calha úmida na bancada da cozinha?

 

A calha úmida é uma caixa instalada na bancada da cozinha que funciona como um escorredor de louças embutido.

Para montar ou reformar uma cozinha, é preciso levar em consideração alguns elementos, como a calha úmida. Porém, muitos se questionam sobre a necessidade de incluir essa peça. Por esse motivo, vamos explorar a seguir alguns dos principais motivos para investir na calha úmida na bancada da cozinha.

O que é a calha úmida?

A calha úmida, ou o escorredor embutido, se trata de uma caixa retangular, cuja instalação ocorre na bancada da cozinha. Com isso, o seu objetivo é funcionar como um escorredor de louças. No entanto, neste caso, a água da louça escorre para o esgoto.

No geral, a calha úmida é feita de inox, sendo conectada com a saída de esgoto. Portanto, você não vai sofrer novamente o problema de água acumulada na pia. Inclusive, saiba que após a instalação dessa calha, é possível encaixar acessórios para o suporte de utensílios e louça no geral.

Como é feita a instalação da calha úmida?

As calhas úmidas podem ser instaladas de forma direta na bancada. Além disso, esse processo é muito simples, tendo em vista que é necessário realizar somente um corte de acordo com o tamanho recomendado no gabarito da peça.

Ademais, ressalta-se que a localização dessa calha na bancada depende com base na criatividade de quem vai instalar a peça. Assim, ela pode ficar ao lado ou atrás da cuba, de maneira centralizada ou não.

Quais os principais benefícios da calha úmida?

Embora a calha úmida traga um investimento maior quando comparamos com um escorredor de louças comum, ela reserva alguns benefícios muito interessantes. Alguns exemplos são:

  • Design As calhas úmidas são pensadas para estarem no mesmo nível da bancada, deixando o espaço mais organizado;
  • Economia de espaço A calha úmida para pia tem como finalidade usar a bancada de forma mais inteligente, ao passo que o escorredor não consegue fazer isso;
  • Personalização do item É possível escolher os acessórios que fazem mais sentido ter na sua cozinha, porém, com um escorredor móvel você tem somente os modelos prontos que são feitos para suportar certos tipos de louça;
  • Praticidade no dia a dia Por fim, destaca-se que a calha úmida permite a organização das louças e demais utensílios do jeito que preferir, trazendo praticidade no dia a dia;
  • Segurança Como os acessórios de calha úmida são pensados de forma específica para cada tipo de louça, os itens ficam bem encaixados e reduz o risco de um objeto quebrar; e
  • Sem poça de água na bancada Ao colocar a louça para secar, é normal que a água forme uma poça. Entretanto, isso não acontece em uma cuba com calha úmida, afinal, a água que escorrer vai para o encanamento de esgoto.

 

Existe calha úmida já embutida na cuba da cozinha?

A instalação da calha úmida é feita na bancada da cozinha. Por conta disso, o projeto deve trazer a instalação dessa calha, já que depende do tamanho da calha escolhida para que o corte seja adequado para fixar a peça.

O local de instalação da calha úmida na bancada fica a critério do gosto do cliente e do profissional responsável pelo projeto. A instalação pode ser em vários locais, como atrás, ao lado da cuba ou centralizada.

Assim, a calha úmida não vem embutida na cuba, salvo quando o cliente solicita ao profissional responsável. Vale lembrar que a calha úmida não inclui os acessórios. Eles terão que ser adquiridos de acordo com suas necessidades e com o tamanho da calha úmida escolhida.

É possível instalar calha úmida em cozinha pequena?

Para instalar a calha úmida, é preciso estar atento às dimensões dessa peça. Assim, as calhas úmidas possuem diferentes dimensões que são pensadas a fim de ser encaixadas em qualquer tipo de bancada de cozinha.

No geral, podemos encontrar modelos que possuem desde 45 cm de comprimento até 1 m e 50 cm. Logo, se a sua cozinha tem esse espaço disponível, é possível fazer a instalação da calha úmida.

O primeiro passo para escolher um escorredor embutido é analisar o espaço disponível que você terá na sua cozinha para esse aparato. É necessário ter cuidado com essa decisão, em especial sobre uma calha úmida para bancadas pequenas, afinal, o local pode acabar com pouco espaço útil.

Dessa maneira, saiba quanto vai custar a reforma da sua cozinha clicando aqui!

 

O nosso arquiteto recomenda os seguintes produtos:


  • Calha Úmida  Quadratta Escorredor 50x40

  • Calha Úmida Quadratta Escorredor 50×40
    R$ 1.990,00

     

    O modelo Lateral Quadratta com tampa e porta esponja contém: 01 módulo para pratos (total para 12 pratos), 01 módulo para copos, 01 módulo com 06 recipientes para talheres e utensílios e o exclusivo porta esponja com tampa e também a tampa removível para toda a calha

     


  • Calha Úmida Kitchen 4 módulos
    Calha Úmida Kitchen 4 módulos
    R$ 1.424,00

     

    O modelo Kitchen 4 módulos contém: 01 módulo para pratos (total para 6 pratos), 01 módulo para copos, 01 módulo com 04 recipientes para talheres e utensílios e 01 módulo porta esponja e detergente.

     

    Em suma, a calha úmida de cozinha é uma peça interessante de ser instalada para facilitar a limpeza e higiene da cozinha. Além de ajudar na lavagem de louças e utensílios, ela também previne o entupimento das tubulações e a proliferação de bactérias e insetos. É importante lembrar que a calha deve ser limpa regularmente, evitando o acúmulo de sujeira e garantindo seu bom funcionamento. A escolha de materiais de qualidade e a instalação correta também contribuem para uma calha úmida eficiente e duradoura.

 

Assine a nossa newsletter

    [mailpoetsignup mailpoetsignup-85 list:3 default:on]

    Artigos Relacionados

    • Quanto custa um painel solar?

      Ver mais
    • Quanto custa para instalar forro de isopor texturizado?

      Ver mais
    • Quanto Custa Armários de Cozinha de Alvenaria?

      Ver mais