Qual o tamanho ideal para uma ilha de cozinha?

ilha de cozinha branca

 

O tamanho médio de uma ilha de cozinha é de 2,0 m x 1,0 m com 90cm a 1,5 m de circulação em volta.

Reformar a cozinha é uma tarefa que envolve diversas decisões importantes, como escolher o tipo de piso, a cor dos armários, o forro e o projeto de iluminação, dentre outros aspectos. E, atualmente, uma opção que tem se destacado cada vez mais nos projetos de cozinhas brasileiras é a ilha de cozinha. Por isso, é natural que você esteja se questionando se deve ou não incluir uma ilha no seu projeto de reforma.

Interessante notar que apesar de ser possível adicionar uma ilha de cozinha em uma cozinha pequena, é preciso ter cuidado para que o ambiente não fique parecendo que está apertado ou amontoado. As dimensões mínimas recomendadas é de 1,0 m x 1,0 m. Embora pequena, uma ilha desse tamanho ainda vai ter espaço para guardar utensílios e uma bancada útil para preparo de refeições.

O tamanho médio de uma ilha de cozinha

O tamanho médio de uma ilha de cozinha é de 2,0 m x 1,0 m com 90 cm a 1,5 m de circulação em volta.

A altura padrão da ilha de cozinha deve ser de 90cm – pode ser aumentada até 1,20 m se você quiser utilizar banquetas.

Claro que as medidas exatas dependem do tamanho da cozinha e do seu projeto de reforma. Há de se considerar também a altura média dos moradores da residência. Pessoas mais altas requerem bancadas mais altas.

Ilha de cozinha em espaços pequenos

Instalar uma ilha grande em uma cozinha pequena pode parecer desproporcional e desajeitado. Além disso, a ilha pode interferir no fluxo de movimentação das pessoas na cozinha e ocupar um espaço excessivo. O tamanho mínimo para uma ilha de cozinha seria 1,0 m x 1,0 m, mas é preciso considerar o espaço em volta da ilha, para que o ambiente permaneça aberto e agradável.

Então, se a sua cozinha tem menos de 4 metros de largura melhor não instalar uma ilha de cozinha. Em vez disso, você pode optar por uma península, já que nesse caso não é preciso ter espaço no quarto lado.

Existem outras opções como carrinho para cozinha, bancada gourmet para cozinha e bancada de cozinha giratória, entre outros. Essas são alternativas mais baratas e que têm funcionalidades parecidas com a da ilha de cozinha, como armazenamento extra e mobilidade.

Diretrizes de medidas da ilha de cozinha e material de bancada

O tamanho da sua ilha de cozinha também é influenciado pelo material escolhido para a bancada. Como a maioria das pessoas prefere ter o topo da ilha feito de uma única placa de material, isso pode ser uma limitação na escolha do tamanho da ilha.

As bancadas de pedra, como as de quartzo ou granito, são vendidas em placas com medidas que variam entre 3,0 m x 1,4 m e 3,2 m x 1,5 m. Caso você esteja planejando instalar uma ilha com mais de 3 metros, será necessário utilizar mais de uma placa e, consequentemente, haverá linhas de junção na bancada. É importante estar ciente de que essas linhas podem comprometer a aparência da sua ilha e da sua cozinha como um todo.

Reserve um espaço de 90cm a um metro entre a ilha e a bancada da cozinha, mais que isso pode deixar a cozinha com aspecto desordenado. E esse espaço é suficiente para abrir gavetas e portas de armário e para o fluxo de pessoas na cozinha.

Espaço por pessoa para sentar em uma ilha de cozinha

Ao calcular o espaço necessário para assentos em uma ilha de cozinha, é recomendável alocar 60 cm de espaço por pessoa, a fim de garantir um espaço confortável para que elas se sentem. No caso de crianças, pode-se reduzir esse espaço para 50 cm.

Poque devo estimar os custos da reforma da minha cozinha?

Toda reforma de cozinha deve ser feita de forma planejada para o conforto e a funcionalidade do ambiente. Para uma estimativa mais específica, utilizando a metragem da sua cozinha, a indicação da necessidade de troca de piso e instalações elétricas, aconselhamos utilizar a  calculadora para reforma de cozinha do Quanto Custa Reformar, que é uma ferramenta gratuita e idealizada por profissionais experientes em reformas.

É comum pessoas sem conhecimento em construção iniciarem uma reforma sem ter ideia da quantidade de materiais necessários, sem saber a média de custo de cada material, sem saber a mão de obra necessária e o custos dela e, ainda, sem saber o prazo de execução dos serviços. Tudo isso pode acrescentar um estresse desnecessário e dificultar o planejamento dos recursos disponíveis.

Assim, você tem mais poder para barganhar com empreiteiros e lojas e materiais de construção e ainda compra a quantidade de material necessária, sem desperdícios.

O nosso sistema foi desenvolvido para que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico, possa estimar os custos da reforma que deseja fazer, obtendo ao final, os custos separados em material e mão de obra. O Quanto Custa Reformar também disponibiliza um orçamento detalhado com as quantidades e os materiais mais recomendados para a sua obra, são produtos de qualidade e com preço justo para uma reforma econômica, moderna e funcional!

Para facilitar, tenha em mão as seguintes informações:

  • Determine o tamanho do espaço. Lembre-se de que precisamos calcular o custo por metro quadrado, portanto, ter medidas precisas é essencial. Informe a metragem quadrada do espaço que você quer reformar.
  • Descubra o escopo. É uma reforma superficial, isto é, apenas uma repaginada na pintura? É uma reforma típica de um cômodo ou uma reforma completa?

Separamos também 7 dicas imperdíveis para economizar na sua reforma, esse é um e-book gratuito com dicas preciosas para quem está planejando a reforma da cozinha, com indicações de pisos apropriados e torneiras ideais para esse ambiente.

 

Assine a nossa newsletter

    [mailpoetsignup mailpoetsignup-85 list:3 default:on]

    Artigos Relacionados

    • Reforma de Casa Após Enchente: Um Guia Completo

      Ver mais
    • Portas de Correr: 10 dicas de um especialista para você não errar

      Ver mais
    • 10 Ideias de Banheiros Simples e Bonitos para Inspirar Sua Reforma

      Ver mais
    bot-image

    Olá 👋 Quer saber os custos da sua reforma?

    -

    Wait a moment

    Reformabot
    Offline