Quanto custa a mão de obra para reformar um banheiro?

Reformar um banheiro pode ser uma tarefa desafiadora e gratificante ao mesmo tempo. Assim, é importante lembrar que a execução de uma reforma envolve diversos custos, especialmente com mão de obra. Por isso, é fundamental planejar todos os gastos envolvidos no processo para não ser surpreendido com valores inesperados durante a execução dos serviços. Neste contexto, encontrar profissionais capacitados e negociar o valor com base em todas as etapas e serviços necessários pode ajudar a tornar o processo mais previsível e econômico.

Normalmente os serviços necessários para a reforma de um banheiro simples são:

  • – Substituição de piso;
  • – Revestimentos cerâmicos de parede;
  • – Instalações elétricas;
  • – Instalação hidráulica;
  • – Instalação de forro;
  • – Bancada;
  • – Instalação de vidros e box e metais.

Os fatores que interferem nesse preço são: região da obra, padrão de acabamento e a atual situação do banheiro.

Com base nos serviços acima e no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, a mão de obra para reforma de um banheiro pequeno, com cerca 4 m² custa aproximadamente R$ 2.000,00 (janeiro 2023)

Há de se considerar também alguns serviços não computados nesse valor que incluem o material e mão de obra de maneira inseparável, ou seja, empreitada global. Exemplo disso são a instalação de forro de gesso e a instalação de mármores ou granitos.

Como reformar banheiro em apartamento?

Reformas de banheiros em apartamentos têm algumas particularidades. Uma delas é quando o projeto exige a substituição das instalações de esgoto,  o que normalmente necessita de uma intervenção no apartamento abaixo.

Nesse caso há de se considerar o custo com a demolição do gesso do banheiro inferior para remanejar a tubulação de esgoto.

Uma alternativa para não interferir na apartamento de baixo é instalar um triturar e bombeador de efluentes. Nesse caso o vaso sanitário deve possuir a saída horizontal e o box do banheiro deve ser elevado cerca de 15cm do piso para escoar a água até o triturador e bomba. Também deve-se prever um ponto elétrico para ligar o aparelho.

Esse aparelho possui 4 entradas e bombeia e conduz o efluente horizontalmente sobre o forro do apartamento até o ramal principal do prédio.

Outro fator importante para a reforma de banheiros em apartamentos é o transporte de materiais e resíduos.

Durante a demolição e remoção de revestimentos, armazene os resíduos em bombonas ou sacos para entulhos e depois desça pelos elevadores de serviço até a caçamba de entulhos.

Jamais empilhe caixas de piso ou azulejo ou sacos de cimento de maneira exagerada e no meio da laje. Isso pode causar um sobre peso na estrutura. Ainda com relação ao sobre peso na laje, nunca instale uma banheira em um banheiro de apartamento sem consultar um engenheiro ou arquiteto, pois há riscos estruturais a serem considerados.

Tendo como base as informações acima procure por profissionais da sua região, capacitados para o serviço e negocie o valor descrevendo detalhadamente todas as etapas e serviços necessários para a reforma.

Saiba quanto vai custar a reforma do seu banheiro clicando aqui!

Assine a nossa newsletter

    [mailpoetsignup mailpoetsignup-85 list:3 default:on]

    Artigos Relacionados

    • Reforma de Casa Após Enchente: Um Guia Completo

      Ver mais
    • Portas de Correr: 10 dicas de um especialista para você não errar

      Ver mais
    • 10 Ideias de Banheiros Simples e Bonitos para Inspirar Sua Reforma

      Ver mais
    bot-image

    Olá 👋 Quer saber os custos da sua reforma?

    -

    Wait a moment

    Reformabot
    Offline