Quanto Custa Trocar o Forro do Banheiro?

 

O melhor material para forrar o teto do banheiro depende de vários fatores, incluindo o custo e a durabilidade do material.

“Qual forro devo colocar no teto do meu banheiro?” Se essa pergunta surgiu durante a reforma do seu banheiro, você chegou ao lugar certo. O melhor material para forrar o teto do banheiro depende de vários fatores, incluindo o custo e a durabilidade do material.

Importante lembrar que o teto do banheiro deve ter uma altura mínima recomendada de 2,40m, de acordo com o código de obras do Município. E por conta da umidade e do calor, a escolha do material certo para o teto do banheiro é importante. É essencial que seja resistente a esses elementos.

Existem vários materiais disponíveis no mercado para o forro do banheiro. Selecionamos os dois materiais mais utilizados no Brasil. Veja a seguir!

Melhores materiais para o forro do banheiro:

 

1. Drywall e placa de gesso resistente à umidade (placa verde)

Pode-se optar por uma chapa de gesso para drywall normal para o teto acima das áreas sem chuveiro ou banheira, como é o caso dos lavabos. No entanto, para banheiro com chuveiro ou banheira, é recomendável escolher chapa de gesso do tipo placa verde resistente à umidade.

A placa verde, como o nome sugere, é feita em tonalidade verde com a composição de gesso acartonado – que oferece proteção extra contra danos causados pela água.

Embora o material seja um pouco mais caro do que a placa de gesso convencional, seus custos de instalação e acabamento são iguais.

Pronto para reformar o seu banheiro? Experimente a nossa ferramenta gratuita de estimativa de custos de reforma!

Ao usar a placa de gesso para drywall, um dos maiores problemas é o dano causado pelo aumento do vapor de água que se condensa como gotículas de água na superfície. Portanto, é uma boa ideia cobri-lo com uma camada de tinta.

Então, qual tinta é mais recomendada para o teto do banheiro? Tintas à prova d’água são as melhores escolhas para impermeabilizar o teto do banheiro. No que diz respeito ao acabamento da pintura, recomendamos tinta semi brilho ou acetinada. A tinta semi brilho é uma variante brilhante que garante a máxima resistência à umidade.

No entanto, como oferece um pouco de brilho, algumas imperfeições no teto podem ser visíveis. Por isso é importante ter um acabamento da superfície bastante regular antes da aplicação da pintura.

2. Forro de PVC

Os forros de PVC são formados por réguas alveolares com encaixes do tipo macho e fêmea. São estruturados em perfilados metálicos, similares ao forro de drywall com gesso.

As principais vantagens de se utilizar o forro de PVC é que são fáceis de montar, podem ser lavados com água, possuem baixo custo e são  de fácil manutenção.

A desvantagem de se utilizar forro de PVC é que esse tipo de forro possui uma estética mais popular. Além disso, não é possível embutir luminárias e spots de iluminação para se criar ambientes mais decorativos.  

Quaisquer que sejam os materiais do forro do banheiro, lembre-se sempre de que os tetos resistentes à umidade e ao mofo também podem impedir qualquer odor desagradável ou o crescimento de bactérias causadoras de manchas na superfície.

Além disso, mantenha seu banheiro bem ventilado. Uma boa ventilação é a chave para garantir que seu forro dure por muito tempo. Se o layout do seu banheiro não tiver opções de ventilação adequadas, instale um exaustor (ventokit) de boa qualidade – de acordo com o tamanho do cômodo. Isso vai controlar a umidade no ambiente e protegerá seu forro a longo prazo.

Para uma estimativa mais específica aconselhamos utilizar nosso simulador de custos para troca do forro do Quanto Custa Reformar, que é uma ferramenta gratuita e idealizada por profissionais experientes em reformas.

Para isso, tenha em mão as seguintes informações:

  • Determine o tamanho do espaço. Lembre-se de que precisamos calcular o custo por metro quadrado, portanto, ter medidas precisas é essencial. Informe a metragem quadrada do espaço que você quer reformar.
  • Descubra o escopo. É uma reforma superficial, isto é, apenas uma repaginada na pintura? É uma reforma típica de um cômodo ou uma reforma completa? Claro, a última é a mais cara.
  • Se deseja instalar um novo forro, tenha as medidas em metros quadrados da área de teto. Calcule aqui.

Separamos também 7 dicas imperdíveis para economizar na sua reforma, esse é um e-book gratuito com dicas preciosas para quem está planejando uma reforma e uma leitura indispensável para quem deseja fazer uma reforma eficiente e econômica.

Você pode realizar o seu sonho de reformar a sua casa. Idealizamos o Quanto Custa Reformar com o propósito de ajudar a fazer com que as casas do nosso país sejam verdadeiros lares para as famílias brasileiras. Esperamos que você utilize nossas ferramentas para ajudar a criar uma casa que reflita seu gosto, estilo e necessidades

 

Assine a nossa newsletter

    [mailpoetsignup mailpoetsignup-85 list:3 default:on]

    Artigos Relacionados

    • Reforma de Casa Após Enchente: Um Guia Completo

      Ver mais
    • Portas de Correr: 10 dicas de um especialista para você não errar

      Ver mais
    • 10 Ideias de Banheiros Simples e Bonitos para Inspirar Sua Reforma

      Ver mais
    bot-image

    Olá 👋 Quer saber os custos da sua reforma?

    -

    Wait a moment

    Reformabot
    Offline